A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA

Júlia Constante Pereira, Eduardo Tramontin Castanha, Januário José Monteiro, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Andréia Cittadin

Resumo


Este estudo tem como objetivo verificar maneiras de oportunizar a curricularização da extensão no curso de Ciências Contábeis de uma IES (Instituição de Ensino Superior) comunitária. A pesquisa é descritiva, exploratória e documental; com procedimentos do tipo levantamento, por meio de análise qualitativa e entrevistas semiestruturadas, com docentes e coordenação do curso de Ciências Contábeis e gestores das demais áreas de formação da IES. Os resultados apontam que: i) a Universidade iniciou processo de discussão sobre o assunto nos diversos âmbitos institucionais, o que evidencia a preocupação dos gestores com o objetivo da IES de tornar-se referência em comprometimento social; ii) o Curso desenvolve diversas ações e projetos de extensão intensificados com a criação de um programa de extensão, os quais podem ser aprimorados para atender a necessidade da curricularização da extensão; iii) a maioria dos professores entrevistados apresentam entendimento limitado sobre extensão, compreendendo-a apenas como prestação de serviços desconhecendo o verdadeiro conceito da extensão universitária. Conclui-se que o principal desafio para a inserção da extensão no currículo do curso de Ciências Contábeis investigado está centrado no processo de conscientização dos docentes, que necessitam compreender o papel da extensão universitária na formação dos estudantes.


Palavras-chave


Extensão Universitária; Currículo dos Cursos de Graduação; Ciências Contábeis; Ensino, Pesquisa e Extensão.

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS