ARTEFATOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL: UM ESTUDO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
Artefatos tradicionais, Artefatos modernos, EnsinoResumo
Apesar do desenvolvimento de novos artefatos da contabilidade gerencial, a utilização destes pelas empresas ainda é incipiente. Esse descompasso entre teoria e prática pode ser reflexo do ensino da Contabilidade Gerencial nos cursos de graduação. Desse modo, o presente estudo objetivou identificar os artefatos de Contabilidade Gerencial que são ensinados nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) da região sul do Brasil, identificando à qual estágio evolutivo da Contabilidade Gerencial estes pertencem, bem como observando quais as disciplinas que mais contribuem à disseminação dos mesmos. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, que por meio de análise documental foi empreendida. Analisaram-se ementas de 46 instituições de ensino superior dos três estados da região sul do Brasil, totalizando assim 336 observações. A análise dos dados revelou que há predominância do ensino de artefatos tradicionais da Contabilidade Gerencial nas instituições investigadas. Não foram encontradas diferenças entre os estados analisados, sendo que em todos foram observados mais frequentemente os artefatos do primeiro e segundo estágios. Constatou-se que a principal disciplina responsável pela disseminação dos artefatos é Contabilidade Gerencial e que a titulação do corpo docente parece não implicar nos artefatos ensinados na graduação.