FATORES EXPLICATIVOS DOS ÍNDICES DE APROVAÇÃO NO EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL
Palavras-chave:
Exame de suficiência contábil, Índice médio de aprovação, Fatores explicativos, Fatores educacionais, Fatores socioeconômicosResumo
Com o intuito de aferir a capacitação dos bacharéis em Ciências Contábeis prestes a exercer as funções atribuídas à profissão, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) regulamentou o Exame de Suficiência Contábil (ESC) como requisito para a obtenção do registro profissional. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo identificar os fatores que melhor explicam o índice médio de aprovação no ESC por unidade federativa (UF) no período de 2011 a 2015. Inicialmente procedeu-se à uma análise dos índices médios de aprovação no ESC e, buscando verificar a existência de diferença estatística entre tais UF, foi aplicado o teste de ANOVA. Os fatores educacionais e socioeconômicos, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o conceito obtido a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Produto Interno Bruto (PIB) e o Rendimento Médio pelo Trabalho, de cada UF foram submetidos à estatística descritiva e a testes de correlação. Também foi utilizado um modelo de regressão para atender ao objetivo do estudo. Os principais resultados indicam que o índice médio nacional de aprovação no ESC corresponde a 35%. Observou-se forte correlação entre o índice médio de aprovação no ESC, os fatores educacionais e as diferenças regionais. Ainda, a regressão apontou que os fatores que mais explicam o índice médio de aprovação no ESC são a composição do quadro docente por mestres e doutores, o IDH e a região geográfica na qual a UF está inserida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.