Discussão sobre a importância do programa de necessidades no processo de projeto em arquitetura

Autores

  • Daniel de Carvalho Moreira Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP
  • Doris Catherine Cornelie Knatz Kowaltowski Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP

Palavras-chave:

Programa de necessidades. Projeto de arquitetura. Métodos de projeto. Avaliação pós-ocupação

Resumo

O programa de necessidades cumpre um importante papel no projeto de  programa de necessidades cumpre um importante papel no projeto de arquitetura, contribuindo para que o projetista considere a complexidade envolvida na concepção de espaços urbanos e de edifícios. Durante a década de 1950, arquitetos e engenheiros, atentos ao panorama científico, procuravam aplicar novas técnicas ao desenvolvimento do projeto em arquitetura. Organizaram-se, a partir de várias conferências, grupos de estudo sobre métodos de projeto e o assunto tomou rumos diversos nos quarenta anos seguintes, resultando, inclusive, em uma vertente dedicada ao programa arquitetônico. No Brasil, tais métodos de projeto não tiveram repercussão direta na atividade profissional dos escritórios de projeto, tampouco sobre programas de ensino ou pesquisa das escolas de engenharia e arquitetura. Este trabalho discute o programa de necessidades e sua contribuição no processo de projeto em arquitetura, através da discussão de métodos para seu desenvolvimento, das normas que definem seus conteúdos e da sua forma de apresentação, visando a contribuir para a sua efetiva aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Carvalho Moreira, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP

Arquiteto, Professor Doutor, Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Av. Albert Einstein, 951 – Cidade Universitária Zeferino Vaz, Caixa Postal 6021, Campinas, SP, 13083-852, Tel. 19 35212469

Doris Catherine Cornelie Knatz Kowaltowski, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP

Arquiteta, Professora Titular, Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Tel. 19 35212390.

Downloads

Publicado

16.05.2009

Como Citar

MOREIRA, D. de C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Discussão sobre a importância do programa de necessidades no processo de projeto em arquitetura. Ambiente Construído, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 31–45, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/7381. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)