Èmí, Ofò, Asé: A Elinga e a Dança das “Mulheres do Àse”

Lau Santos

Resumo


O presente estudo tem como objetivo discutir a utilização de práticas performativas afrodiaspóricas como uma possiblidade estética, no que diz respeito à potencialização da presença cênica. As reflexões apresentadas emergem do cruzamento entre o desenvolvimento da pesquisa de pós-doutorado intitulada Elinga e o espetáculo performativo Mulheres de Àse, como objeto estético a ser comentado. Apresentamos os fundamentos da cosmogonia iorubá èmí (sopro da alma), ofó (encantamento) e asé (energia vital) em diálogo com os conceitos corpo-arquivo (TAVARES, 2012), decolonialidade (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2010), ritualização do instante (SANTOS, 2016) e presença cênica (SANTOS, 2012).


Palavras-chave


Mulheres Negras; Decolonialidade; Diáspora Africana; Presença Cênica; Elinga.

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Referências


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REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA - Brazilian Journal on Presence Studies - e-ISSN 2237-2660 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil - http://www.seer.ufrgs.br/presenca

 

       

 

 

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