Vindenes Bro: um acontecimento diante do tempo

Autores

Palavras-chave:

Artes Cênicas, Teatro, Educação, Processo criativo

Resumo

O artigo apresenta parte do trabalho desenvolvido pelo grupo internacional de teatro Vindenes Bro – em português, Ponte dos Ventos –, coordenado por Iben Nagel Rasmussen, atriz do grupo teatral Odin Teatret, da Dinamarca. Através de uma narrativa testemunhal, a autora, também integrante do grupo, coloca em relação os conceitos de acontecimento e de treinamento físico. O texto aparece intermeado pela transcriação de um dia de treinamento vivido no Vindenes Bro. O legado de Iben forma a base para pensar a eventual relevância do teatro feito em grupo, diante do fazer teatral contemporâneo. Autores como Jerzy Grotowski, Eugenio Barba, Gilles Deleuze e a própria Iben são colocados juntos para entrecruzar os tempos que constituem a vida do Vindenes Bro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Cardoso da Silva, UFRGS UERGS

Diretora, atriz e pesquisadora. Professora do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda pela mesma universidade. Atriz do Grupo Internacional Ponte dos Ventos, dirigido por Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret, Dinamarca). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa ProArte – UERGS, integrado à Rede Internacional de Estudos da Presença, da UFRGS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GESTA – Grupo de Estudos Transdisciplinares para o Ator, da UERGS. Diretora do Teatro Torto de Porto Alegre.

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Silva, T. C. da. (2022). Vindenes Bro: um acontecimento diante do tempo. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 9(3), 01–30. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88172

Edição

Seção

Odin Teatret, 55 anos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.