Deslocamento Epistêmico e Estético do Teatro Decolonial

Autores

  • Lîlâ Bisiaux (Université Toulouse Jean-Jaurès – Toulouse, França) Université Toulouse Jean-Jaurès – Toulouse, França

Palavras-chave:

Decolonial. Estética. Drama. Pós-dramático. Colonialidade.

Resumo

O artigo adota uma abordagem dialógica entre os estudos decoloniais e os estudos históricos e estéticos teatrais. Ele expõe o que a modernidade/colonialidade produz em termos de hegemonia não apenas epistêmica, mas também estética, e constata a incapacidade do teatro pós-moderno de retirar-se da matriz colonial do poder. O estudo de caso da peça Kay pacha, do dramaturgo e militante equatoriano Juan Francisco Moreno Montenegro, permite distinguir as características de uma obra decolonial, operando um deslocamento epistêmico e estético. Por fim, a abordagem empírica destaca o caráter eurocêntrico das ferramentas de análise dramática, inaptas para tratar obras decoloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lîlâ Bisiaux (Université Toulouse Jean-Jaurès – Toulouse, França), Université Toulouse Jean-Jaurès – Toulouse, França

Lîlâ Bisiaux é doutoranda em Artes Cênicas, sob a direção de Emmanuelle Garnier, na Université Toulouse Jean Jaurès, na França.

Publicado

2022-10-02

Como Citar

Bisiaux (Université Toulouse Jean-Jaurès – Toulouse, França), L. (2022). Deslocamento Epistêmico e Estético do Teatro Decolonial. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 8(4), 644–664. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/87003

Edição

Seção

Poéticas e Pedagogias Decoloniais