A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar

Autores

  • Fábio Soares da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS http://orcid.org/0000-0003-0790-6916
  • Andreia Mendes dos Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS http://orcid.org/0000-0001-7013-0239
  • Janete de Páscoa Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil) Universidade Federal do Piauí - UFPI http://orcid.org/0000-0002-1118-6360

Palavras-chave:

Corpo. Currículo. Educação Física. Educação Somática. Inclusão.

Resumo

A educação somática, como conjunto de técnicas corporais e processo relacional que tangencia nossa biologia, consciência e o meio ambiente, pode ser desenvolvida na escola com fins pedagógicos e conseguir constituir-se como meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física. Esta assertiva levou-nos a objetivar o desenvolvimento de reflexões sobre algumas experiências/pesquisas de educação somática no Brasil com o intuito de iniciar uma discussão epistemológica para novas propostas curriculares de educação física escolar que envolvam os princípios da educação somática na educação básica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Soares da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorando em Educação do PPGEdu da Escola de Humanidades das PUCRS. Mestre em Comuniação pela UFPI, Especialista em Supervisão Escolar pela UFRJ e Licenciado em Educação Física pela UFPI. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e Coordenador de Esporte Escolar da FUNDESPI.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7829369714568555

Andreia Mendes dos Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professora da Escola de Humanidades e do PPGEDU da PUCRS e Editora Chefe da Revista Educação/PUCRS. Graduada em Psicologia (PUCRS), com Mestrado e Doutorado em Serviço Social (PUCRS). Estágio Pós- Doutoral na Faculdade de Serviço Social/PUCRS e Estagio Recém-Doutor na FAENFI/PUCRS. Coordena os Grupos de Pesquisa CONSUMIRES - Consumo, Mídia, Relações Sociais e Saúde e Questões Sociais na Escola.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9544763044134842

Janete de Páscoa Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Educação Física (UFPI), com Mestrado em Ciências da Informação (UFMG) e Doutorado (UNISINOS) em Comunicação.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3105000182702070

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Costa, F. S. da, Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), A. M. dos, & Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), J. de P. (2019). A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 9(1), 1–21. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)