Caminhos cruzados entre intermidialidade, star system e música no Ébrio de Gilda de Abreu
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201842.166-187Palavras-chave:
O Ébrio. Gilda de Abreu. Vicente Celestino. Intermidialidade.Resumo
Em 1935, o tenor Vicente Celestino lançou a música O Ébrio. Aproveitando o grande sucesso alcançado, a canção foi transposta para o universo do teatro, do cinema, da literatura e da telenovela ao longo de 30 anos. O artigo toma a intermidialidade, o conceito de transposição e o star system como ferramenta de análise do filme O Ébrio de Gilda de Abreu. A partir da construção da persona de Celestino, na materialidade do filme, no eu lírico da canção e na representação da vida midiática do ator, o objetivo é demonstrar como a presença em cena do astro nas sequências musicais junto à transposição intermidiática se fazem presentes na forma cinematográfica. O estudo demonstra como a presença em cena do astro nas sequências musicais fornece um fator de compensação à ausência do hic et nunc.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.