A ética do intelecto: entrevista com Lúcia Santaella

Autores

  • Alexandre Rocha da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.4-22

Palavras-chave:

Semiótica. Ciência. Política. Pragmaticismo. Charles Peirce.

Resumo

Nesta entrevista, Lúcia Santaella nos desafia a pensar sobre as potencialidades da semiótica em suas interfaces com a comunicação, o design, as tecnologias da inteligência, e também com a biologia, a geologia, a geometria em perspectiva interdisciplinar. Avalia algumas de suas principais obras e reconhece o vínculo existente entre semiótica e política, por ela explorado de maneira transversal desde seus primeiros livros da década de 1980, nos quais dialogava com Marx e Althusser, até os mais recentes, quando realiza uma leitura semiótica das obras de Agamben, Foucault e Negri/Hardt. Problematiza ainda o uso atual das redes sociais, discute o papel da ciência diante das fake News e confessa confiar que o amor pelo conhecimento e a aposta na educação são antídotos aos fundamentalismos que emergem em diferentes instâncias da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Rocha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alexandre Rocha da Silva possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), doutorado-sanduíche em Sémiotique - Centre d Étude de La Vie Politique Française (2002) e pós-doutorado na Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005-6). Atualmente é pesquisador do CNPq (bolsista produtividade), professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, Teorias da Comunicação, Audiovisualidades e Micropolíticas. Autor de A dispersão na semiótica das minorias e Comunicação e minorias, também participou da organização de livros, entre os quais Imagem e tecnologias da representação, Audiovisualidades da cultura, Do audiovisual às audiovisualidades: convergência e dispersão nas mídias, Percursos semióticos: significação, codificação, semiose e interface, Semiótica da comunicação, Semiótica e linhas de fuga. Foi editor das revistas Rastros e Em Questão, e sub-editor da Revista Fronteiras. Atualmente é editor da Revista Intexto, coordenador do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e coordenador do Diretório CNPq Semiótica e culturas da comunicação (GPESC). Foi vice-coordenador do PPGCOM/UFRGS em 2015 e 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

da Silva, A. R. “A ética Do Intelecto: Entrevista Com Lúcia Santaella”. Intexto, nº 50, agosto de 2020, p. 4-22, doi:10.19132/1807-8583202050.4-22.

Edição

Seção

Entrevista