COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E O ESTÁGIO CURRICULAR EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO ODONTOLÓGICA ESPECIALIZADA

Autores

  • Camilla Ferreira do Nascimento
  • Julio Baldisserotto
  • Cristine Maria Warmling

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.95196

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os processos de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de competências para o trabalho em serviços especializados odontológicos do Estágio Curricular de uma Faculdade do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo de caso do tipo único que integrou análises quantitativas e qualitativas. Participaram da pesquisa 246 estagiários do último semestre de odontologia, entre os anos de 2013 a 2016. Os estudantes responderam um questionário online com 26 perguntas fechadas (respostas numa escala do tipo likert em 6 escores) articuladas a possibilidades de respostas abertas. Duas grandes categorias foram analisadas: Avaliação estrutural e pedagógica da experiência do estágio e o Desenvolvimento de competências profissionais. As respostas quantitativas foram exportadas para o Programa SPSS (versão 16.0) e submetidos à análise descritiva. Para a análise das variáveis quantitativas entre as categorias nos diferentes semestres foi utilizado o teste qui-quadrado e quando necessário o test Z para comparação de proporções com ajuste de Bonferroni. Para a análise de comparação entre as médias foi utilizado o teste de análise de variância (ANOVA). Os dados qualitativos foram analisados buscando encontrar não apenas o conteúdo textual, mas seu sentido histórico e social. Os resultados demonstram que a experiência de estágio analisada está proporcionando aprendizagens significativas sobre o funcionamento da rede de atenção especializada em saúde bucal e o agir em competência de futuros cirurgiões-dentistas. Oportuniza o debate de valores e normas e o exercício de readaptações dos protocolos. Nas dinâmicas do estágio ocorrem oportunidades de estabelecimento de relações entre teoria e prática no cotidiano profissional dos serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN DENTAL EDUCATION ASSOCIATION (ADEA). ADEA competencies for the new general dentist. J. dent. educ., Washington, v. 77, n. 7, p. 899-902, 2013.

ANTUNES, J. L.; NARVAI, P. C. Dental health policies in Brazil and their impact on health inequalities. Physis (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 44, n. 2, p. 360–365, 2010.

ARAUJO, M. E., ZILBOVICIUS, C. A formação acadêmica para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). In: MOYSÉS, S. T.; KRIGER, L.; MOYSÉS, S. J. (org.). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artes Médicas, 2008. p. 277-290.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_brasil_sorridente.htm. Acesso em: 15 dez. 2019.

BRASIL. Portaria GM/MS nº 599, de 23 de março de 2006. Define a implantação de Especialidades Odontológicas (CEO) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) e estabelecer critérios, normas e requisitos para seu credenciamento. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 mar. 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0599_23_03_2006.html. Acesso em: 15 dez. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 04 mar. 2002. Seção 1, p. 10. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.

BRUNO, A. R.; HESSEL, A. M. D. G. Os fóruns de discussão como espaços de aprendizagem em ambientes on-line: formando comunidades de gestores, 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/420200712027PM.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.

DECASTRO, J. E.; BOLGER, D.; FELDMAN, C. A. Clinical competence of graduates of community-based and traditional curricula. J. dent. educ., Washington, v. 69, n. 12, p. 1324-1331, 2005.

ELKIND, A. Outreach teaching: is this the future for dental education? Br. dent. j., London, v. 193, n. 2, p. 111-112, 2002

EVANS, J.; HENDERSON, A.; JOHNSON, N. The future of education and training in dental technology: designing a dental curriculum that facilitates teamwork across the oral health professions. Br. dent. j., London, v. 208, n. 5, p. 227-230, 2010.

FORMICOLA, A. J.; BAILIT, H. L. Community-based dental education: history, current status, and future. J. dent. educ., Washington, v. 76, n. 1, p. 98-106, 2012.

HOLBROOK, W. P. et al. Balancing the role of the dental school in teaching, research and patient care; including care for underserved areas. Eur. j. dent. educ., Copenhagen, v. 12, n. 1, p. 161-166, 2008.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FORMICOLA, A. J.; BAILIT, H. L. Community-based dental education: history, current status, and future. J. dent. educ., Washington, v. 76, n. 1, p. 98-106, 2012.

LIMA, V. V. et al. Activators of processes of change: a proposal oriented to the transformation of educational practices and the training of health professionals. Ciênc. saúde colet., Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 279-288, 2015.

MAJOR, N.; MCQUISTAN, M. R.; QIAN, F. Association of community-based dental education components with fourth-year dental students’ clinical performance. J. dent. educ., Washington, v. 8, n. 8, p. 1118-1126, 2014.

MASCARENHAS, A. K. Community-based dental education at Boston University. J. dent. educ., Washington, v. 75, Supl. 10, p. 21-24, 2011.

MCHARG, J.; KAY, E. J. Designing a dental curriculum for the twenty-first century. Br. dent j., London, v. 207, n. 10, p. 493-497, 2009.

MOORE, T.; KAIN, D. Student tutors for problem-based learning in dental hygiene: a study of tutor actions. J. dent. educ., Washington, v. 75, n. 6, p. 805-816, 2011.

MORAES, R. Análise de Conteúdo. Revista Educação nº 37, Porto Alegre, 1999.

NARVAI, P. C. Avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Bucal no Brasil. Tempus (Brasília), Brasília, v. 5, n. 1, p. 21-34, nov. 2011.

NAYAR, P. et al. Supervising dentists' perspectives on the effectiveness of community-based dental education. J. dent. educ., Washington, v. 78, n. 8, p. 1139-1144, 2014.

PEREZ, F. A. et al. Comparison of clinical productivity of senior dental students in a dental school teaching clinic versus community externship rotations. J. dent. educ., Washington, v. 74, n. 10, p. 1125-1132, 2010.

PISKOROWSKI, W. A. et al. Development of a sustainable community-based dental education program. J. dent. educ., Washington, v. 75, n. 8, p. 1038-1043, 2011.

PUCCA JÚNIOR, G. A.; GABRIEL, M.; ARAÚJO, M. E.; ALMEIDA, F. C. Ten years of a National Oral Health Policy in Brazil: innovation, boldness, and numerous challenges. J. dent. res., Washington, v. 94, n. 10, p. 1333-1337, 2015.

PUCCA JÚNIOR, G. A.; LUCENA, E. H. G.; CAWAHISA, P. T. Financing national policy on oral health in Brazil in the context of the Unified Health System. Braz. oral res., São Paulo, v. 24, Supl. 1, p. 26-32, 2010.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 320p.

REIS, W. G.; SCHERER, M. D. D. A.; CARCERERI, D. L. O trabalho do cirurgião-dentista na atenção primária à saúde: entre o prescrito e o real. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 39, n. 104, p. 6-64, 2015.

RIBEIRO, R. C. Clinical guidelines: how to evaluate its quality. Rev. Soc. Bras. Clín. Méd., São Paulo, v. 8, n. 4, p. 350-355, 2010.

SCAVUZZI, A. I. F. et al. Revisão das Diretrizes da ABENO para a definição do estágio supervisionado Curricular nos cursos de odontologia. Rev. ABENO, Brasília, v. 15, n. 3, p. 109-113, 2015.

SCHWARTZ, Y. Uso de si e competência. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (org.) Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: Eduff, 2007.

SOARES, C. L. M. Constructing public oral health policies in Brazil: issues for reflection. Braz. oral. res., São Paulo, v. 26, Supl. 1, p. 94-102, 2012.

TOASSI, R. F. C. et al. Teaching at primary health care services within the Brazilian national health system (SUS) in Brazilian health care professionals' training. Interface comun. saúde educ., Botucatu, v. 17, n. 45, p. 385-392, 2013.

WARMLING, C. M. et al. O agir em competência para o cuidado especializado na saúde bucal. Rev. ABENO, Brasília, v. 15, n. 1, p. 1-16, abr./jun. 2015.

WERNECK, M. A. F. et al. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciênc. saúde colet., Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 221-231, 2010.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010. 205p.

YODER, K. M. A framework for service-learning in dental education. J. dent. educ., Washington, v. 70, n. p. 115-123, 2006.

ZILBOVICIUS, C. et al. A paradigm shift in predoctoral dental curricula in Brazil: evaluating the process of change. J. dent. educ., Washington, v. 75, n. 4, p. 557-556, 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

NASCIMENTO, Camilla Ferreira do; BALDISSEROTTO, Julio; WARMLING, Cristine Maria. COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E O ESTÁGIO CURRICULAR EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO ODONTOLÓGICA ESPECIALIZADA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 52–67, 2019. DOI: 10.54909/sp.v3i2.95196. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/95196. Acesso em: 27 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos originais
Recebido 2019-08-04
Aceito 2019-10-31
Publicado 2019-12-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>