CONSULTA DE SEGUIMENTO DO DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU) DE COBRE INSERIDO NO PERÍODO PÓS-PARTO E PÓS-ABORTAMENTO IMEDIATO
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.144031Palavras-chave:
Planejamento Familiar, Anticoncepção, Dispositivos Intrauterinos, Atenção Primária à Saúde, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: Construir e validar tecnologia educativa audiovisual (vídeo), contendo orientações sobre a consulta de seguimento do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre pós-parto e pós abortamento, a fim de qualificar a atuação dos profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS). Metodologia: O estudo foi desenvolvido nas 12 Unidades do Serviço de Saúde Comunitária (SSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em quatro fases: 1) Criação e produção de um vídeo instrucional; 2) Pesquisa piloto; 3) Apresentação e validação do vídeo junto aos profissionais participantes (médicos e enfermeiros do SSC); 4) Finalização da edição do vídeo após análise do processo de validação. Para a validação e análise do material, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo considerado válido um IVC > 0,75. Foram avaliados, ainda, os conhecimentos dos profissionais sobre o tema estudado por meio de pré e pós-teste. A coleta de dados foi realizada de forma on-line (Google Forms). Resultados: Participaram do estudo oito médicos, 14 enfermeiros e cinco residentes médicos ou de enfermagem. Após a visualização do vídeo, a proporção de profissionais que disseram saber o que fazer quando há uma consulta de seguimento/revisão do DIU aumentou em 86,6%. O sentimento de aptidão para realizar a consulta de seguimento/revisão do DIU pós-parto ou pós-abortamento aumentou de 40,7% para 88,9%; 93% referiram que o vídeo auxiliou na execução das próximas consultas e 96% relataram ter aprendido algo novo. O vídeo foi considerado válido na amostra pesquisada de acordo com o IVC. Conclusão: O vídeo educativo construído no processo desta pesquisa foi validado por uma amostra de profissionais da APS. Foi elaborado, também, um fluxograma com informações, a partir das sugestões dos participantes. Esses materiais estão disponibilizados (acesso livre) e são amplamente divulgados para qualificar a atuação dos profissionais nas consultas de seguimento do DIU.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).