SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER

Authors

  • Camila Giugliani Médica de família e comunidade, professora adjunta do Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Movimento pela Saúde dos Povos (MSP) http://orcid.org/0000-0002-2652-5214
  • Eliane Maria Teixeira Flores Odontóloga, professora de saúde coletiva da Univates e integrante do Movimento pela Saúde dos Povos (MSP)
  • Kátia Teresa Cesa Odontóloga, educadora popular e integrante do Movimento pela Saúde dos Povos (MSP)
  • Vania Roseli de Mello Psicóloga. Sanitarista. Professora Adjunta de Saúde Coletiva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Jandira Roehrs Santana Roehrs Santana Técnica em enfermagem, trabalhadora do Instituto Municipal da Estratégia Saúde da Família (IMESF)
  • Patrícia Genro Robinson Psicóloga, Docente da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e integrante do Movimento pela Saúde dos Povos (MSP)
  • Cristiane Nunes Pereira Graduanda do curso de Administração: Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Nilvo Masulini Graduando do curso de Administração: Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i3.88490

Abstract

Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.   

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References

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Published

2018-12-20

How to Cite

GIUGLIANI, C.; FLORES, E. M. T.; CESA, K. T.; MELLO, V. R. de; SANTANA, J. R. S. R.; ROBINSON, P. G.; PEREIRA, C. N.; MASULINI, N. SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER. Saberes Plurais, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 33–54, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i3.88490. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88490. Acesso em: 28 apr. 2025.

Issue

Section

Teaching and student experiences