CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE A CONSULTA DE SEGUIMENTO DO DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU) PÓS-PLACENTÁRIO

Authors

Abstract

Na perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos, o planejamento familiar é uma ação de saúde necessária, estando previsto seu amplo acesso pelo Ministério da Saúde (MS). Dados brasileiros evidenciam que mais de 50% das mulheres não planejam a gestação. O DIU de cobre é um dos métodos contraceptivos distribuídos pelo MS, e sua inserção no período pós-placentário vem sendo normatizada desde 2018. Por tratar-se de prática recente no Brasil, existem poucas pesquisas abordando-a. O método se destaca por ter longa duração, por ser reversível e não hormonal e pela eficácia, praticidade e segurança. No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), a oferta desse método contraceptivo iniciou em 2018. Desde então, foram inseridos, em média, 2.500 DIUs ainda na maternidade, logo após o parto. A inserção do DIU pós-placentário requer uma consulta de seguimento na atenção primária, 30 a 45 dias após. Resultados parciais de um estudo conduzido no HNSC sugerem que os profissionais não estão capacitados para a realização da consulta de seguimento, o que causa insegurança nas mulheres em relação à efetividade do método. Diante dessa lacuna, este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educativa audiovisual, contendo orientações sobre a consulta de seguimento do DIU pós-placentário, a fim de qualificar a atuação dos profissionais das 12 unidades do Serviço de Saúde Comunitária da rede GHC. Será desenvolvido em três fases: 1) Criação e produção de um vídeo instrucional; 2) Apresentação e validação do vídeo junto aos profissionais participantes; 3) Finalização da edição do vídeo após análise do processo de validação. Para a validação e análise do material, será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), será considerado um IVC > 0,75. Serão também avaliados os conhecimentos dos profissionais em relação ao tema do estudo através de um breve pré e pós-teste durante a aplicação do vídeo, todo o processo do estudo será encaminhado por email através de um link encaminhado logo após aceitação da carta convite, com preenchimento através do google forms.

Palavras-chave: Planejamento Familiar. Contracepção. Dispositivos Intrauterinos. Atenção Primária à Saúde.

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Author Biographies

Rafaela Quintana Domingues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Camila Giugliani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Graduação em Epidemiologia, UFRGS. Professora Associada do Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, UFRGS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) – Mestrado profissional e do PPG Epidemio, UFRGS

Published

2022-11-14

How to Cite

DOMINGUES, R. Q.; GIUGLIANI, C. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE A CONSULTA DE SEGUIMENTO DO DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU) PÓS-PLACENTÁRIO. Saberes Plurais, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 55, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122689. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Annals - II Exhibition of Technical Education Projects and Products in the SUS