PRIMEIROS SOCORROS NAS PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.142334

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Capacitação de Professores, Educação, Prevenção de Acidentes, Serviços de Saúde Escolar

Resumo

Introdução: Primeiros socorros podem ser realizados por meio de conhecimentos básicos oferecidos a pessoas que não sejam da área da saúde, especialmente no ambiente escolar, onde ocorre grande número de acidentes. Objetivo: Identificar como o tema primeiros socorros é percebido nas práticas dos profissionais da Educação Infantil e Fundamental. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura (RIL) realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciVerse Scopus, National Library of Medicine (PubMed), Cochrane Library, Science Direct, Cummulative Index To Nursing And Allied Health Literature (CINAHL), utilizando a combinação entre os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)/Medical Subject Headings (MesH): primeiros socorros, capacitação de professores, educação, prevenção de acidentes, utilizando o operador booleano AND. Foram incluídos artigos originais de pesquisa, publicados em português, inglês e espanhol, no período de 2018 a 2022, convergentes à temática estudada. Teses, dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso, livros, artigos de revisão de literatura, artigos de opinião, cartas ao editor, relatos de experiência ou de casos e estudos que não atendiam ao objetivo da pesquisa foram excluídos. Resultados: Cinco artigos foram analisados. Os resultados evidenciaram que apesar do interesse, observa-se a falta de conhecimento sobre primeiros socorros e em relação à Lei nº 13722/Lei Lucas, a necessidade de formação/capacitação em primeiros socorros nos profissionais da Educação Infantil e Fundamental e a importância do enfermeiro para formar socorristas leigos aptos a prestar assistência diante situações de emergência. Conclusão: Esta RIL mostrou o interesse pelo conhecimento e a necessidade de formação dos profissionais da Educação Infantil e Fundamental sobre primeiros socorros. Estudos complementares são recomendados, ampliando as estratégias de busca da RIL e incluindo a realização de pesquisas de abordagem mista que possam fortalecer o tema primeiros socorros nas escolas e na formação de socorristas.

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Biografia do Autor

Janaína Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Enfermagem. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Brasil

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

PEREIRA, Janaína. PRIMEIROS SOCORROS NAS PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e142334, 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i2.142334. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/142334. Acesso em: 11 ago. 2025.

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