A (IN)VISIBILIDADE DA PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO NA 7ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DO RS

Autores

Resumo

A Perda Auditiva Induzida por Ruído, é um dos acometimentos de saúde que mais atinge a classe de trabalhadores. O que chama a atenção para este estudo é o número reduzido de dados registrados na 7ª CRS e a necessidade de que o assunto em pauta tome a posição de evidência necessária, para que se efetivem ações de prevenção, ações de saúde coletiva e de atenção à saúde do trabalhador. A PAIR é uma redução gradual da audição, decorrente de exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora-ruído igual ou superior a 85dB por 8h conforme a NR15. Foi feito um estudo qualitativo, exploratório, sistemático e pesquisas no banco de dados BI do RS, consulta ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e SIST (Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador). Evidenciou-se que entre os locais de trabalho da 7ª CRS visitados no ano de 2020/2021 e consultas ao BI, não há compatibilidade de dados pois existem apenas 2 registros de notificações de risco por PAIR e ainda que os trabalhadores façam uso de Protetor Auricular, há falta de controle de ruído e a exposição continuada ao ruído geraria danos a audição destes. Constatou-se, a falta de registros de notificações de PAIR e um abastecimento dos bancos de dados inconsistente o que implica diretamente na qualidade das ações em saúde proporcionadas aos trabalhadores.

Palavras-chave: Audição. Ruído. VISAT.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loraine da Rosa Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fonoaudióloga, graduada pelo Centro Universitário Metodista IPA/Porto Alegre RS (2011), pós-graduada em Gestão de Redes de Atenção a Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/ Fiocruz (2017).Tem experiência com docência na Área de Fonoaudiologia em interface com a Educação. Experiente em atuação nas áreas de Voz, Voz Cantada, Comunicação, Saúde Auditiva, Otoneurologia e Saúde Pública. É funcionária do Sistema Único de Saúde e atualmente desempenha a função de Coordenação, Gestão e Regulação no programa Saúde da Pessoa com Deficiência no que tange Saúde Auditiva e Tratamento Fora de Domicílio da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde de Bagé (Secretaria Estadual de Saúde-RS). Recentemente inseriu-se no Programa Saúde do Trabalhador para somar esforços nas forças tarefas e em Ações de Educação Permanente em Saúde com relação a Saúde Auditiva e Vocal dos trabalhadores da Região Sul

Publicado

2022-11-14

Como Citar

MACHADO, L. da R. A (IN)VISIBILIDADE DA PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO NA 7ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DO RS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 47, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122719. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS