INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA EDUCADORES SOCIAIS E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.139800

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Educação em Saúde, Emergências, Educadores em Saúde, Apoio Social

Resumo

Introdução: Abrigo institucional é um tipo de serviço de acolhimento que recebe, exclusivamente, crianças e adolescentes que foram afastados da família de origem por decisão judicial. Objetivo: Elaborar e avaliar intervenção educativa sobre primeiros socorros para educadores sociais e equipe multidisciplinar de uma instituição de atendimento na área da assistência social. Metodologia: Estudo transversal com intervenção educativa. Foi realizado em três etapas – pré-oficina, oficina e avaliação após a oficina. Os participantes foram educadores sociais e profissionais da equipe multidisciplinar de uma instituição de atendimento na área de assistência social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial. Foi aplicado o teste de Wilcoxon (amostras pareadas) para comparar as médias das notas dos participantes nos momentos de avaliação (pré-teste e pós-teste). Resultados: Participaram do estudo 17 profissionais, sendo 58,8% educadores sociais, 76,5% mulheres, com tempo médio de experiência profissional de 6,7 anos, 47,1% com ensino superior completo e 70,6% já havia participado de treinamento em primeiros socorros. As necessidades que mais surgiram na oficina foram manejo de crises convulsivas, ferimentos, engasgos e imobilizações. A nota no pré-teste foi de 5,5 e no pós-teste 10,0 (p=0,006), mostrando um resultado significativamente positivo para a intervenção educativa. Conclusão: A intervenção educativa, avaliada por meio de pré e pós-teste, atingiu seus objetivos de aprendizagem, contribuindo com a formação dos profissionais participantes. Recomenda-se a inclusão da temática primeiros socorros em atividades de formação de educadores sociais e demais profissionais da equipe de trabalho de instituições que cuidem de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Patrícia Almeida Bibiano Silva, Secretaria Municipal de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Alegre

Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atua no Serviço Municipal de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Alegre (SAMU) de Porto Alegre, Brasil

Alisia Helena Weis, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Brasil

Alessandra Dartora da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Magistério Superior da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Brasil

Karin Viegas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Doutora em Gerontologia Biomédica, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Brasil

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

SILVA, P. A. B.; WEIS, A. H.; SILVA, A. D. da; VIEGAS, K. INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA EDUCADORES SOCIAIS E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e139800, 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i2.139800. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/139800. Acesso em: 18 maio. 2025.