CARTILHA DE SAÚDE BUCAL NA GESTAÇÃO
DIREITO E QUALIDADE DA SAÚDE COMO PRODUÇÃO COMPARTILHADA COM AS GESTANTES
Resumo
A cartilha é produto da Dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva, cuja pesquisa foi feita com gestantes de Alvorada/RS. Toda gestante tem direito ao atendimento digno e de qualidade no decorrer da gestação, parto e puerpério, mas indicadores de saúde apontam falhas no cuidado. Para analisar a integralidade da atenção no cuidado em saúde bucal no pré-natal, a partir das informações sobre cuidado relatadas pelas gestantes, foi realizada pesquisa com delineamento qualitativo e aprovação ética. Os instrumentos de produção de dados foram questionário sociodemográfico, entrevistas com roteiro semiestruturado e anotações em caderno de campo. Os dados foram tratados por análise temática com a construção de categorias teóricas e empíricas. As entrevistas aconteceram no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, com protocolos de prevenção à COVID-19. Foram entrevistadas 7 mulheres, sendo 4 mulheres negras (pretas e pardas), 2 mulheres brancas e uma mulher indígena. Os resultados apontaram que não foram ofertadas consultas odontológicas para 6 das 7 mulheres entrevistadas. O medo de submeter-se a tratamento odontológico com uso de anestesia dentária na gestação foi relato constante. Todas as entrevistadas manifestaram medo de não ter acompanhante no parto devido à pandemia da COVID-19. Metade das gestantes negras relatou ter sofrido violência obstétrica. Pelos resultados apresentados, que encontram similaridade na literatura, observou-se a necessidade de gerar uma cartilha com informações oportunas sobre saúde bucal para gestantes e uma iniciativa de educação permanente sobre relações étnico raciais para os profissionais da saúde, validadas e realizadas com êxito, como devolução ética da pesquisa.
Palavras-chave: Gestantes. Integralidade em Saúde. Saúde Bucal. Violência Obstétrica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).