CARTILHA DE SAÚDE BUCAL NA GESTAÇÃO

DIREITO E QUALIDADE DA SAÚDE COMO PRODUÇÃO COMPARTILHADA COM AS GESTANTES

Autores

Resumo

A cartilha é produto da Dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva, cuja pesquisa foi feita com gestantes de Alvorada/RS. Toda gestante tem direito ao atendimento digno e de qualidade no decorrer da gestação, parto e puerpério, mas indicadores de saúde apontam falhas no cuidado. Para analisar a integralidade da atenção no cuidado em saúde bucal no pré-natal, a partir das informações sobre cuidado relatadas pelas gestantes, foi realizada pesquisa com delineamento qualitativo e aprovação ética. Os instrumentos de produção de dados foram questionário sociodemográfico, entrevistas com roteiro semiestruturado e anotações em caderno de campo. Os dados foram tratados por análise temática com a construção de categorias teóricas e empíricas. As entrevistas aconteceram no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, com protocolos de prevenção à COVID-19. Foram entrevistadas 7 mulheres, sendo 4 mulheres negras (pretas e pardas), 2 mulheres brancas e uma mulher indígena. Os resultados apontaram que não foram ofertadas consultas odontológicas para 6 das 7 mulheres entrevistadas. O medo de submeter-se a tratamento odontológico com uso de anestesia dentária na gestação foi relato constante. Todas as entrevistadas manifestaram medo de não ter acompanhante no parto devido à pandemia da COVID-19. Metade das gestantes negras relatou ter sofrido violência obstétrica. Pelos resultados apresentados, que encontram similaridade na literatura, observou-se a necessidade de gerar uma cartilha com informações oportunas sobre saúde bucal para gestantes e uma iniciativa de educação permanente sobre relações étnico raciais para os profissionais da saúde, validadas e realizadas com êxito, como devolução ética da pesquisa.

Palavras-chave: Gestantes. Integralidade em Saúde. Saúde Bucal. Violência Obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Mari Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS-Campus Alvorada). Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Servidora pública na Prefeitura Municipal de Alvorada/RS, atuando na Assistência à Saúde Odontológica, em Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF)

Alcindo Antônio Ferla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em educação, professor associado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Publicado

2022-11-14

Como Citar

FERREIRA, R. M.; FERLA, A. A. CARTILHA DE SAÚDE BUCAL NA GESTAÇÃO: DIREITO E QUALIDADE DA SAÚDE COMO PRODUÇÃO COMPARTILHADA COM AS GESTANTES. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 50, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122711. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS