GESTÃO DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE E A ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA O ENSINO
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM EXPERIÊNCIAS DO NORTE E DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.145677Palavras-chave:
Internato não Médico, Sistema Único de Saúde, Organização e Administração, Gestão em SaúdeResumo
Introdução: A implementação de programas de residências em saúde é essencial para a formação de profissionais alinhados aos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Apresentar e analisar, comparativamente, a gestão e a organização de serviços de saúde no contexto de dois Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PRAPS) – um na região Norte (Manaus, Amazonas) e outro na região Sul (Porto Alegre, Rio Grande do Sul), destacando desafios e potencialidades. A comparação de experiências visa contribuir para o debate sobre a melhoria da formação e a otimização dos serviços de saúde em âmbito nacional. Relato da experiência: Este relato detalha experiências das autoras na análise dos desafios e elementos críticos da implantação e gestão dos programas de residência, a partir da atuação como preceptoras em um programa uniprofissional de Enfermagem em Terapia Intensiva, na região Norte, e em um multiprofissional de Saúde Mental Coletiva, na região Sul. A análise considera os modelos pedagógicos, os processos seletivos e o financiamento de ambos, revelando a influência dos fatores regionais, a centralidade do papel do preceptor e os obstáculos enfrentados, além de ressaltar a relevância da gestão eficaz e do suporte institucional para o desenvolvimento desses programas. Conclusão: A relevância dos PRAPS para a formação alinhada aos princípios do SUS é reforçada. A análise comparativa Norte-Sul demonstra a necessidade de abordagens regionalizadas na gestão e implementação, considerando especificidades culturais e contextuais. Gestão efetiva, suporte ao preceptor e adaptação local são cruciais para qualificar a força de trabalho no SUS e melhorar a atenção à saúde, oferecendo subsídios para estratégias de educação permanente e qualificação profissional em saúde no país.
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