O PROFESSOR E O ATO DE LER

A MAQUINAÇÃO DO IMPROVISO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128132

Palavras-chave:

Educação Básica, Educador, Leitura

Resumo

O presente artigo versa sobre relato de experiência de um coletivo de pesquisadores que buscou investigar, por meio de uma escuta aberta, condições e dificuldades do professor, enquanto educador e leitor, no que diz respeito ao acesso à leitura e ao ensino da leitura, em 2021, com os efeitos da pandemia de COVID-19 e da alternância entre aulas presenciais e não-presenciais. Os resultados dessa experiência apontam que a leitura não é uma atividade espontânea na vida pessoal do professor, da mesma forma que não é entendida como intrínseca à sua atuação profissional. Além disso, os dados levam a concluir que a internet é considerada pelos professores como o maior impedimento para o ensino consequente da leitura na atualidade, bem como que a leitura on-line ainda não é aceita como tal pelos educadores, seja quando é ele o leitor, seja quando o leitor é o aluno. Constituíram o embasamento teórico desta análise os estudos de Colomer (2007), Lajolo (2000), Santaella (2004), Silva (2009, 2011) e Zilberman (1991).

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Biografia do Autor

Ezequiel Theodoro da Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação-Leitura pela Universidade de Miami (1973) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Livre Docência em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da Unicamp (1994). Atua como professor visitante junto ao Grupo de Pesquisa ALLE-AULA (Alfabetização, Leitura e Escrita, Trabalho Docente e Formação Inicial), da Faculdade de Educação, Unicamp, Campinhas, São Paulo, Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, Psicologia e Didática, trabalhando principalmente com os seguintes temas: leitura, formação do professor, biblioteca escolar e leitura na Internet

Telma Rubiane Rodrigues de Melo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre na área de Análise do Discurso (Linguística Aplicada). Doutoranda em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Monica do Socorro de Jesus Chucre, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Caroline Belchior da Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora bilíngue com quatro anos de experiência na área educacional. Mestranda em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

 

Rosinete Lima Setubal, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Especialista em Psicopedagogia Construtivista - Educação. Licenciada em pedagogia. Professora da Prefeitura Municipal de Campinas. Mestranda em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brasil

Roberto Ferreira de Carvalho Junior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduando em Psicanálise. Bacharel em Jornalismo. Mestrando em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brasil

Mary Perla Martins Silva, Prefeitura Municipal de Limeira (SP)

Especialista em Deficência Intelectual. Graduada em Pedagogia. Professora da Prefeitura Municipal de Limeira, São Paulo, Brasil

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

SILVA, E. T. da; MELO, T. R. R. de; CHUCRE, M. do S. de J.; SILVA, C. B. da; SETUBAL, R. L. .; CARVALHO JUNIOR, R. F. de; SILVA, M. P. M. O PROFESSOR E O ATO DE LER: A MAQUINAÇÃO DO IMPROVISO. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128132. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128132. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes