SAÚDE GLOBAL NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL

Autores

Resumo

O impacto da pandemia da COVID-19 nos trouxe diversas reflexões no que diz respeito à organização e gestão dos sistemas de saúde no mundo. Em particular, no campo da formação em saúde e, mais especificamente, na área da Enfermagem, nosso locus de atuação, nos questionamos sobre o quanto o tema da Saúde Global está presente nos currículos das disciplinas oferecidas na formação pós-graduada stricto sensu no Brasil, nos últimos cinco anos. Este estudo teve o objetivo de analisar a presença do tema da Saúde Global na oferta e conteúdo das disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação em Enfermagem, no Brasil. Foram, inicialmente, mapeados os cursos de pós-graduação em Enfermagem, a partir dos dados públicos da Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=20). Após, foi construída uma planilha com todos os cursos avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Brasil, em que foram identificados: universidade, estado, nome do programa, quais cursos oferece, nota da última avaliação, site do programa, se oferece alguma disciplina com o tema da Saúde Global (através da análise dos títulos e ementas), carga horária, temáticas tratadas e referências utilizadas. Dos 67 programas atualmente oferecidos no Brasil, na área da Enfermagem, dois oferecem exclusivamente doutorado, 16 somente mestrado, 13 apenas mestrado profissional, dois oferecem mestrado e doutorado profissional e o restante (34) oferece mestrado e doutorado. Em relação às notas de avaliação, apenas três (4,4%) tem nota 7 (a maior possível), vinte (31,3%) tem nota 3, vinte e um (31,3%) tem nota 4, dezesseis (23%) tem nota 5, quatro (5,9%) tem nota 6 e três cursos não tem avaliação. Até o momento, dos 40 cursos analisados, apenas quatro oferecem disciplinas com o tema da Saúde Global. Cremos que a pandemia nos trará muitos e novos ensinamentos, sobretudo no campo da formação em saúde, seja no sentindo de internacionalizar nossa aprendizagem, mas também de compreender a importância dessa temática para a formação em saúde no Brasil.

Palavras-chave: Saúde Global. Enfermagem. Pós-graduação. Formação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gabriel Ferroni Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Acadêmico do Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica BIC-UFRGS

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Educação (UFRGS). Professora Associada da Escola de Enfermagem (UFRGS)

Liliane Spencer Bittencourt Brochier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Acadêmica do Bacharelado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC CNPq-UFRGS

Bruna dos Passos Gimenes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduada em Enfermagem no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre. Residente em Saúde mental na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Priscila Tadei Nakata Zago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Michele Neves Meneses, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fernanda Carlise Mattioni, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem e Mestre em Saúde Pública. Professora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Enfermeira do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Rosana Maffacciolli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Escola de Enfermagem, UFRGS

Janaina Baptista Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2022-11-14

Como Citar

LEÃO, J. G. F.; ROCHA, C. M. F.; BROCHIER, L. S. B.; GIMENES, B. dos P.; NAKATA ZAGO, P. T.; MENESES, M. N.; MATTIONI, F. C.; MAFFACCIOLLI, R.; MACHADO, J. B. SAÚDE GLOBAL NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 36, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122635. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)