A IMPORTÂNCIA DO MESTRADO PROFISSIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO SUS

Autores/as

  • Michele Neves Meneses Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0003-4653-5732

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i1.88877

Resumen

O presente relato de experiência faz reflexão sobre a importância do mestrado profissional para o fortalecimento da qualificação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) à luz da Educação Permanente em Saúde e da Educação Popular em Saúde. A Educação Permanente em Saúde (EPS) propõe que os processos de formação dos profissionais da saúde sejam estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho, propondo a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.

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Biografía del autor/a

Michele Neves Meneses, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira na Prefeitura Municipal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular e Saúde – ANEPS/MOPS. Educadora Popular em Saúde. Especialista em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química. Especialista em Educação Permanente em Saúde. Especialista em Vigilância Ambiental em Saúde. Especialista em Gestão em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Citas

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a.

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Publicado

2018-12-15

Cómo citar

MENESES, M. N.; TOASSI, R. F. C. A IMPORTÂNCIA DO MESTRADO PROFISSIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO SUS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 5–6, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i1.88877. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88877. Acesso em: 28 abr. 2025.

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