ATIVIDADE DE TRABALHADORES DE SAÚDE BUCAL NO PÚBLICO E NO PRIVADO
O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
A pandemia da COVID-19 impactou diretamente a vida e processo de trabalho dos trabalhadores de saúde bucal, produzindo aumento dos níveis de depressão, ansiedade e estresse. O acesso à informação e a educação atua sobre esses fatores? Aproxima trabalhadores de saúde bucal da rede pública e privada no contexto da pandemia de COVID-19? O objetivo do trabalho foi analisar o processo de trabalho de cirurgiões-dentistas vinculados aos serviços públicos e privados no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Cachoerinha/RS. Estudo de caso do tipo único integrado com abordagem qualitativa de práticas discursivas narrativas de história de trabalho e de vida de trabalhadores de saúde bucal. O cenário foi o município de Cachoeirinha/RS que segundo o CRO possui 109 cirurgiões-dentistas ativos cadastrados no município e 26 atuam no SUS. Serão realizadas entrevistas abertas presenciais ou por meio do uso de plataforma on-line guiadas por um roteiro de categorias contextuais abordando o vínculo de trabalho, a gestão do trabalho, o acesso à informação, educação em saúde e perspectiva futura no trabalho. Pretende-se produzir narrativas sobre os processos vivenciados pelos trabalhadores de saúde bucal. Análises de práticas discursivas serão realizadas. Os resultados esperados são: identificar como os trabalhadores de saúde bucal atualizam suas práticas no contexto da pandemia de coronavírus, quais as convergências ou divergências entre trabalhadores do setor público e privado e se há elementos identificados de precarização social do trabalho induzidos pelo contexto, para subsidiar informativos e processos de educação em saúde.
Palavras-chave: Saúde bucal. COVID-19. Educação Continuada. Setor Público. Setor privado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).