O Contrato de Mandato como Processo: ensaio sobre o princípio da boa-fé objetiva e sua aplicação no contrato de mandato do Código Civil de 2002

Autores

  • Bruno Hermes Leal

Palavras-chave:

Boa-fé objetiva, Contratos, Mandato, Código Civil

Resumo

O presente ensaio objetiva traçar um paralelo entre o princípio da boa-fé objetiva e o contrato de mandato no contexto do Código Civil de 2002 e da jurisprudência do Tribunal de Justiça do RS, partindo-se da inafastável premissa do caráter social do ser humano. Na primeira parte, investigar-se-á o princípio da boa-fé objetiva através de um breve panorama histórico até sua inserção na cláusula geral disposta no artigo 422. Na segunda parte, abordar-se-á a compreensão do mandato como instituto inspirado pela noção de confiança, destacando alguns artigos do Código Civil relativos à matéria, bem como alguns acórdãos pertinentes. Por fim, a conclusão aponta no sentido da compreensão da obrigação como orientada à satisfação dos interesses conflitantes de ambas as partes, porém, em relação de lealdade para com a justa expectativa do outro contratante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Hermes Leal

Graduando do 10º semestre da Faculdade de Direito da UFRGS. Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Direitos Fundamentais e Novos Direitos", sob a orientação do Prof. Dr. José Alcebíades de Oliveira Jr

Publicado

14-05-2016

Como Citar

LEAL, Bruno Hermes. O Contrato de Mandato como Processo: ensaio sobre o princípio da boa-fé objetiva e sua aplicação no contrato de mandato do Código Civil de 2002. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/64736. Acesso em: 11 ago. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.