A SITUAÇÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS E AS PRINCIPAIS ATUAÇÕES DE DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Minorias Sociais, Violações de Direitos Humanos, Pandemia da COVID-19.

Resumo

O presente artigo expõe a intensificação da vulnerabilidade de minorias sociais e analisa a atuação de organizações da sociedade civil e defensoras e defensores de direitos humanos durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Enfoca-se esta análise em quatro grupos sociais: os povos indígenas, a população carcerária, as mulheres e os migrantes e refugiados. Através da análise de relatórios de organizações sociais, de situações de extrema violação de direitos humanos amplamente divulgadas, de projetos de lei e políticas do governo brasileiro notoriamente discriminatórias, evidenciadas por discursos políticos reacionários e preconceituosos, expõe-se como os direitos de grupos já vulneráveis foram ainda mais ameaçados. Destaca-se como a pandemia foi utilizada, institucionalmente, para aplicação de estratégias de governo para mitigar os direitos dessas minorias sociais. Demonstra-se, por fim, como a atuação de entidades e organizações protetoras de direitos humanos se mostrou primordial na manutenção da luta pelos direitos destes, já tão reprimidos, grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yhasmin Monteiro, FDUSP - Faculdade de Direito da USP

Graduanda em Direito pela Universidade de São Paulo e pela Université de Jean Monnet, através de programa de dupla graduação em direito. Pesquisadora em Direito Internacional Público.

Bruna Sueko Higa de Almeida

Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo. Pós-graduanda em Direitos Humanos pela Faculdade CERS. Pesquisadora em Direito Internacional dos Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

MONTEIRO, Yhasmin; HIGA DE ALMEIDA, Bruna Sueko. A SITUAÇÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS E AS PRINCIPAIS ATUAÇÕES DE DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/117322. Acesso em: 17 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.