ANÁLISE DE VÍDEOS EDUCACIONAIS NO YOUTUBE: CARACTERES E LEGIBILIDADE

Autores

  • Catiúcia Klug Schneider IFSUL
  • Lélia Caetano IFSUL
  • Luis Otoni Meireles Ribeiro IFSUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30816

Palavras-chave:

vídeos educacionais, Youtube, caracteres, legibilidade, objetos de aprendizagem

Resumo

Com a popularização dos vídeos educacionais no Youtube, os educadores encontram dificuldades na descoberta de parâmetros para a confecção adequada de vídeos. Diante disso, a pesquisa analisa os aspectos envolvidos na legibilidade dos textos e caracteres utilizados nos vídeos, em uma amostra intencional de vídeos da área de matemática postados no Youtube. Os resultados indicam que existem patamares mínimos para uma proporção adequada entre a altura da área útil de exposição do vídeo e a altura dos caracteres, abaixo da qual a legibilidade é comprometida, com pouca influência da resolução e do tamanho da tela de vídeo dos computadores móveis utilizados atualmente, que representam o caso mais crítico de uso, ao lado dos tablets e
smartphones. Fatores como cor dos caracteres e do plano de fundo, contraste e reflexo também aparecem como relevantes na análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

SCHNEIDER, C. K.; CAETANO, L.; MEIRELES RIBEIRO, L. O. ANÁLISE DE VÍDEOS EDUCACIONAIS NO YOUTUBE: CARACTERES E LEGIBILIDADE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30816. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30816. Acesso em: 29 mar. 2024.