PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.61460Palavras-chave:
Mídia Audiovisual. Tecnologia Educacional. Educação a Distância. Educação Superior.Resumo
As tecnologias educacionais digitais colaboram com a simulação de situações práticas no ensino de Enfermagem, como estratégia que procura garantir a segurança do paciente possibilitando a antecipação da realização destes procedimentos em laboratório de ensino ou como fonte de consulta em casos de dúvidas. Este relato tem como objetivo descrever as características e a metodologia de desenvolvimento do material digital, no formato de vídeo, intitulado punção venosa periférica com cateter. A produção do mesmo contou com uma equipe multiprofissional. As etapas observadas na produção do material digital foram definição dos objetivos instrucionais e o público alvo; a determinação do formato, do orçamento e do cronograma; a seleção do conteúdo; o desenvolvimento das estratégias para avaliar o vídeo e a sua efetividade educacional; o desenvolvimento do roteiro ou storyboard; o desenvolvimento do protótipo e a avaliação do produto e do processo. A produção de vídeos educacionais constitui-se em importante material digital de apoio á aprendizagem e a possibilidade de integrar uma equipe de especialistas na sua elaboração qualifica o processo.Downloads
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Publicado
2015-12-30
Como Citar
LUÍSA COGO, A.; PERRY, G.; B. SANTOS, M. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61460. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61460. Acesso em: 24 abr. 2025.
Edição
Seção
Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
Licença
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