Contribuições do pensamento computacional no processo de ensino-aprendizagem de riscos ocupacionais - um relato de experiência no ensino médio-técnico
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149312Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Aprendizagem Significativa, Interdisciplinaridade, Riscos Ocupacionais, Ensino Médio-TécnicoResumo
Engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem e um desafio, especialmente em conteúdos distantes da realidade cotidiana. O pensamento computacional (PC) se destaca, nesse aspecto, como uma abordagem interdisciplinar que promove a aprendizagem significativa ao desenvolver habilidades como decomposição de problemas e analise crıtica, inerentes a todas as profissões. Neste estudo, o PC foi aplicado ao ensino de riscos ocupacionais, conteúdo da disciplina eletiva de Saúde e Meio Ambiente, no Ensino Médio-Técnico. Os resultados evidenciam que a atividade proposta auxiliou os estudantes na compreensão do conteúdo, além de promover competências como trabalho em equipe e resolução de problemas, reforçando o potencial do PC como estratégia inclusiva e transversal.
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