Contribuições do pensamento computacional no processo de ensino-aprendizagem de riscos ocupacionais - um relato de experiência no ensino médio-técnico

Authors

  • Iago Bruno Ferreira e Souza Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Débora da Conceição Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Gabriel Kafure da Rocha Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149312

Keywords:

Pensamento Computacional, Aprendizagem Significativa, Interdisciplinaridade, Riscos Ocupacionais, Ensino Médio-Técnico

Abstract

Engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem e um desafio, especialmente em conteúdos distantes da realidade cotidiana. O pensamento computacional (PC) se destaca, nesse aspecto, como uma abordagem interdisciplinar que promove a aprendizagem significativa ao desenvolver habilidades como decomposição de problemas e analise crıtica, inerentes a todas as profissões. Neste estudo, o PC foi aplicado ao ensino de riscos ocupacionais, conteúdo da disciplina eletiva de Saúde e Meio Ambiente, no Ensino Médio-Técnico. Os resultados evidenciam que a atividade proposta auxiliou os estudantes na compreensão do conteúdo, além de promover competências como trabalho em equipe e resolução de problemas, reforçando o potencial do PC como estratégia inclusiva e transversal.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-08-06

How to Cite

SOUZA, Iago Bruno Ferreira e; ARAÚJO, Débora da Conceição; ROCHA, Gabriel Kafure da. Contribuições do pensamento computacional no processo de ensino-aprendizagem de riscos ocupacionais - um relato de experiência no ensino médio-técnico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 666–675, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149312. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149312. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Teorias educacionais aplicadas à TIC