Uso de redes sociais para a disseminação de conhecimento educacional no ensino superior: uma pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126510Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da análise de dados coletados, de entrevistas semiestruturadas, para melhor compreender como ocorre o uso de redes sociais para disseminação de conhecimento educacional. Têm-se como métodos utilizados a abordagem da pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade com análise temática, fundamentada na metodologia de Braun e Clarke. Os participantes das entrevistas são professores que lecionam disciplinas em cursos do ensino superior de instituições de ensino IFSC e SENAC de Araranguá, UNESC e SATC de Criciúma, IFSC de Florianópolis e Universidade do ABC do grande ABC paulista. Como resultados foram obtidos dados relevantes de como acontece o processo de uso das redes sociais para o compartilhamento do conhecimento para alunos do ensino superior. Desta forma, percebe-se que, ao usar as redes sociais os professores podem disseminar conhecimento educacional além do ambiente da sala de aula tradicional, de forma eficiente, a partir da preparação e compartilhamento de conteúdos didáticos relacionados a temas de disciplinas do ensino superior.
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