GESTÃO DE TUTORIA: o papel do Supervisor de Tutoria

Autores

  • Thiago Soares Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edivandro Luiz Tecchio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suzana da Rosa Tolfo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15195

Palavras-chave:

educação a distância. supervisor de tutoria. tutoria. EAD

Resumo

A expansão da educação superior no Brasil, devido à sua extensão territorial, é um desafio para os governantes. Sendo assim, com esse crescimento exponencial, necessita-se de um planejamento e controle adequado. Em busca de informações sobre o sistema de um curso de graduação na EaD, este trabalho objetivou apresentar e descrever o papel do Supervisor de Tutoria. Quanto aos procedimentos metodológicos caracteriza-se como: descritivo, ex-post-facto e estudo de caso, com abordagem qualitativa. Pode-se verificar que o papel do supervisor de tutoria pode melhorar significativamente a eficiência na comunicação, bem como agiliza o sistema de decisão. Além disso, melhora a qualidade das relações entre tutores, alunos e gestores do curso, bem como permite uma visualização de crescimento para carreira dos tutores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Como Citar

NUNES, T. S.; TECCHIO, E. L.; DALMAU, M. B. L.; TOLFO, S. da R.; PACHECO, A. S. V.; NAKAYAMA, M. K. GESTÃO DE TUTORIA: o papel do Supervisor de Tutoria. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15195. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15195. Acesso em: 29 mar. 2024.