iTimeline: Uma Abordagem Visual das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Baseada no Modelo 3C de Colaboração
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.85904Keywords:
Data Visualization, Linha do Tempo, AVA, Modelo 3C.Abstract
As técnicas de Data Visualization (Dataviz) tem se destacado em diversos contextos de pesquisa, como por exemplo na Educação a Distância (EaD), no qual o Dataviz pode ser utilizado para auxiliar professores e alunos. Sendo assim, este artigo apresenta a ferramenta iTimeline (Linha do Tempo Interativa), uma ferramenta cujo objetivo é auxiliar professores que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), fornecendo a eles um modelo visual que utiliza técnicas de Dataviz para traçar uma linha do tempo das interações dos alunos que ocorrem nos fóruns educacionais dos AVAs, auxiliando os professores na identificação e no acompanhamento das interações sociais. Neste artigo é apresentado a relação da iTimeline com o Modelo 3C de Colaboração.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).