Traços de aprendizagem significativa em uma atividade experimental de espectroscopia empregando Realidade Aumentada

Autores

  • Wilson Vanucci Costa Lima UFSM
  • Felipe Becker Nunes AFM
  • Fabrício Herpich UFRGS
  • Pedro Paulo Araújo Barbosa UFSM
  • Cesar de Oliveira Lobo UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99490

Palavras-chave:

Espectroscopia, Realidade Aumentada, Ensino de física, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma atividade experimental sobre emissão de radiação atômica utilizando Realidade Aumentada pode se tornar potencialmente significativa no ensino superior, utilizando como referencial teórico a teoria de aprendizagem significativa, de David Ausubel. Para a atividade, utilizou-se um aplicativo de Realidade Aumentada, chamado avatARUFRGS, que permite a observação do espectro de radiação visível do hélio e do hidrogênio. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo do tipo estudo de caso. Após a análise dos dados, pode-se perceber que grande parte dos estudantes demonstraram indícios de aprendizagem significativa, uma vez que ancoraram conhecimentos novos aprendidos a conhecimentos prévios já estabelecidos na estrutura cognitiva.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

VANUCCI COSTA LIMA, W.; BECKER NUNES, F.; HERPICH, F.; PAULO ARAÚJO BARBOSA, P.; DE OLIVEIRA LOBO, C. Traços de aprendizagem significativa em uma atividade experimental de espectroscopia empregando Realidade Aumentada. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 335–344, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99490. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99490. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação