TIC NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CICLO DA ÁGUA: UMA PROPOSTA TRANSVERSAL NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86057Keywords:
tecnologias educacionais, ensino de ciências, ensino médio, transversalidade, ciclo da águaAbstract
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva que buscou investigar as possíveis contribuições dos diferentes usos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em uma estratégia educativa contextualizada nas aulas de Biologia, com enfoque no ciclo da água, na perspectiva da transversalidade. O estudo foi realizado em 2017, com alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada em Guarapari, ES. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: 1) seleção e avaliação docente dos objetos de aprendizagem para trabalhar o ciclo da água; 2) avaliação pelos alunos dos recursos didáticos selecionados e 3) avaliação da aprendizagem. Os dados foram produzidos por meio de questionários e dos registros das aprendizagens construídas a partir dos debates e das respostas às questões problematizadoras com base nos textos colaborativos escritos pelos alunos. A carência de infraestrutura adequada e a dificuldade de agendamento no laboratório de informática foram alguns dos obstáculos encontrados, ainda assim, os resultados foram muito positivos. Os estudantes mostraram-se bastante receptivos em relação à inserção de TIC no ensino de Biologia. A participação, a interação e a troca de saberes constituíram contribuições significativas no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
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Published
2018-07-21
How to Cite
CORRÊA TAQUES ROCHA, J.; DEMUNER, L.; ALCINA MARTINS NOBRE, I.; BATTESTIN NUNES, V. TIC NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CICLO DA ÁGUA: UMA PROPOSTA TRANSVERSAL NO ENSINO MÉDIO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86057. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86057. Acesso em: 26 apr. 2025.
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Section
Tecnologia na educação
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