Avaliação Exploratória de Conceito do Sistema NÉBULA em Jogos Psicopedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.51767Palavras-chave:
Inferência nebulosa em jogos educativos, lógica nebulosa, jogos psicopedagógicosResumo
Uma das muitas aplicações de jogos eletrônicos, que empregam técnicas de inteligência computacional no processamento de suas informações, constitui a área de jogos psicopedagógicos, virtualizados em sistemas informatizados. Nesse caso, os algoritmos de inteligência computacional são aplicados dentro de processos pedagógicos para análise, intervenção e reabilitação cognitiva. No entanto, a modelagem de algoritmos matemáticos envolvidos no processo de avaliação cognitiva pode ser complexa para especialistas de outras áreas. Este trabalho apresenta o estudo exploratório de conceito de NÉBULA, uma plataforma integrada para o desenvolvimento de sistemas de inferências nebulosas de maneira simplificada e desacoplada da construção dos jogos psicopedagógicos, permitindo que as equipes multidisciplinares participem ativamente da construção da lógica auxiliar à análise cognitiva.Downloads
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Publicado
2014-07-18
Como Citar
DA SILVA MAGALHÃES GOMES, D.; MACHADO VIEIRA LIMA, P.; JOAQUIM DE OLIVEIRA CRUZ, A.; LAGE REBELLO DA MOTTA, C. Avaliação Exploratória de Conceito do Sistema NÉBULA em Jogos Psicopedagógicos. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.51767. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/51767. Acesso em: 27 abr. 2025.
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Artigos
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