SUJEITOS DO ENSINAR: QUEM ENSINA, A QUEM SE ENSINA, QUEM É ENSINADO E QUEM APRENDE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.43650Keywords:
sujeitos, ensinar, aprender, modelo pedagógico, educação a distância.Abstract
Partindo do pressuposto que o ensinar consiste em uma prática coletiva na qual se intenciona que alguém aprenda, este artigo buscou identificar os sujeitos do ensinar – quem ensina, a quem se ensina, quem é ensinado e quem aprende – no Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UFRGS. Com essa finalidade, apresentou a análise de dados e os resultados de uma pesquisa de pós-graduação de caráter metodológico qualitativo, respectivos a quatro de suas categorias analíticas. Uma parcela significativa de alunos, tutores, professores e coordenadores do Curso se identificou como sujeitos que ensinam, que ensinam a alguém do Curso, que são ensinados e que aprendem no Curso. Resulta que a afirmação ou a negação da ação de ensinar esteve presente entre as racionalidades que embasaram propostas e práticas pedagógicas dos sujeitos do Curso.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-11-14
How to Cite
GELATTI, L. S. SUJEITOS DO ENSINAR: QUEM ENSINA, A QUEM SE ENSINA, QUEM É ENSINADO E QUEM APRENDE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43650. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43650. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).