SCALA: um sistema de CAA centrado no contexto do usuário

Autores

  • Barbara Gorziza Ávila Mestre em Educação PPGEDU/UFRGS
  • Liliana Maria Passerino Profa. Dra. PPGEDU/PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21925

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva (TA), Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), SCALA.

Resumo

O trabalho desenvolvido ao longo da pesquisa aqui relatada consistiu no na construção de uma Tecnologia Assistiva (TA) voltada para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Esta tecnologia, a qual chamamos de SCALA, foi desenvolvida com foco no contexto de seu uso, Design Centrado no Contexto (DCC). Para viabilizar esta ideia, ao longo da construção do sistema e após sua finalização, o mesmo foi submetido a constantes avaliações realizadas com uma criança com autismo não oralizada e com educadoras especiais que atuam junto a crianças não oralizadas. Os resultados deste trabalho constam neste relato que traz uma breve abordagem sobre o processo de construção do SCALA e os resultados deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

ÁVILA, B. G.; PASSERINO, L. M. SCALA: um sistema de CAA centrado no contexto do usuário. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21925. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21925. Acesso em: 28 mar. 2024.