Reconhecimento de Estados Afetivos do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14232Keywords:
reconhecimento de estados afetivos, estados de ânimo, computação afetiva, ambientes virtuais de aprendizagem.Abstract
O presente estudo aborda a incorporação de dimensões afetivas em ambientes virtuais de aprendizagem a partir da identificação dos estados de ânimo do aluno, de modo a favorecer estratégias pedagógicas mais adequadas. A partir da revisão teórica acerca do reconhecimento de estados afetivos, apresenta-se o protótipo AnimA, direcionado à inferência de diferentes estados de ânimo durante o processo de aprendizagem. O protótipo considera asinterações do aluno com seus colegas e com o professor através das ferramentas de comunicação do ambiente virtual de aprendizagem ROODA.
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Published
2007-12-28
How to Cite
LONGHI, M. T.; BERCHT, M.; BEHAR, P. A. Reconhecimento de Estados Afetivos do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14232. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14232. Acesso em: 23 apr. 2025.
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