Critérios pedagógicos, ambiente educacional, programa curricular e os aspectos didáticos: critérios relevantes na avaliação de softwares educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13914Palavras-chave:
software educacional, critérios pedagógicos, ambiente educacional, programa curricular, aspectos didáticosResumo
educacionais. A partir de observações de diferentes realidades de uso dos softwares nos laboratórios de informática nas escolas foi possível verificar a necessidade de ter clareza sobre os critérios que devem ser observados na avaliação de softwares educacionais por professores.Através do estudo dos autores (SANCHO, CAMPOS, GIRAFFA, OLIVEIRA) e da pesquisa realizada teve-se clareza sobre a importância de conhecer as várias listas de avaliação criadas e de combiná-las de maneira que as limitações que cada uma apresenta possam ser compensadas pelas vantagens das outras.
Desta forma, essa pesquisa focou-se nos critérios pedagógicos relacionados ao ambiente educacional e seu programa curricular assim como os aspectos didáticos utilizados nas práticas vivenciadas nos laboratórios de informática municipais de Lajeado no estado do Rio Grande do Sul. Como resultado,
verificou-se que os professores têm como principal foco de atenção os critérios pedagógicos, ou seja, a escolha do software a ser adotado está diretamente ligada aos objetivos que o educador deseja alcançar.
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Publicado
2009-06-19
Como Citar
GRAEBIN, C. Critérios pedagógicos, ambiente educacional, programa curricular e os aspectos didáticos: critérios relevantes na avaliação de softwares educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13914. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13914. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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