COMPREENDENDO A MEDIAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA

Autores

  • Ana Vilma Tijiboy UFRGS
  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro UFRGS
  • Lediane Raquel Woiciechoski
  • Eliane Almeida Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13913

Palavras-chave:

Mediação, tutor a distância, fórum de discussão.

Resumo

A mediação que o tutor a distância exerce nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) é de fundamental importância para o desempenho do aluno de Educação a Distância (EaD) e elemento potencializador das relações de ensino e aprendizagem que envolvem os participantes de um curso nessa modalidade. Este artigo aborda possíveis formas da mediação na ferramenta Fórum de Discussão. Para isso,
definiram-se categorias de mediação (Focalização, Expansão, Significação, Afetividade, Recompensa e Regulação). Duas outras categorias (Gerenciamento e Reflexão) foram
criadas e definidas durante o estudo. Todas as categorias serviram de base para a análise de quatro tópicos do fórum de discussão da disciplina de Instrumentalização para o Ensino a
Distância do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, com vistas a apoiar a atuação de tutores e demais interessados no assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

TIJIBOY, A. V.; CARNEIRO, M. L. F.; WOICIECHOSKI, L. R.; PEREIRA, E. A. COMPREENDENDO A MEDIAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13913. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13913. Acesso em: 29 mar. 2024.