Proposta de Aprendizado Rooda Tekton

Autores

  • Silvia Ferreto da Silva Moresco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13632

Palavras-chave:

aprendizagem, Física, cooperação, tomada de consciência, adolescente

Resumo

A Proposta Pedagógica de Aprendizagem de Física ROODA Tekton tem como objetivo verificar como acontece a tomada de consciência dos conceitos físicos. Incorporada ao ROODA – Rede Cooperativa de Aprendizagem, disponível em http://rooda.edu.ufrgs.br/paginas/turma13, é mais que um simples endereço. Desafios como resolução de problemas farão o usuário estabelecer relações, construir e reconstruir conhecimentos, o que dá ênfase ao processo de interação e aprendizagem. A interface é apresentada por um skatista chamado Tekton, que mostra a proposta e desafios aos usuários, que identificam no personagem sua maneira adolescente de viver. Evitando navegações lineares, há vários caminhos para se chegar no mesmo local. Na página principal temos uma sala de aula, antes de acessá-la acenda a luz através do interruptor, no mural temos as dicas na elaboração das tarefas, no computador acessamos links para sites de física, o quadro verde dá acesso as páginas de desafios, acima, um quadro de Albert Einsten acessa a página dos grandes físicos. Não há ordem cronológica na realização dos desafios, e o usuário além de solucioná-los pode criá-los, registrando tudo num diário de bordo. O mais interessante, é possibilidade da publicação dos experimentos do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-02-28

Como Citar

MORESCO, S. F. da S.; BEHAR, P. Proposta de Aprendizado Rooda Tekton. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.13632. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13632. Acesso em: 29 mar. 2024.