Criança na Internet: as interações interindividuais em ambiente virtual
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13631Palavras-chave:
interação interindividual, ambiente virtual, criança, InternetResumo
Neste artigo, proponho-me investigar o processo de interações interindividuais de crianças em ambiente virtual, acompanhando a constituição da coletividade através do CRIANET (CRIAnça na interNET). O CRIANET é um protótipo de plataforma de software voltado ao trabalho coletivo com alunos de séries iniciais. Este integra ferramentas para a comunicação síncrona e assíncrona e oportuniza o encontro dos participantes através da rede. Dentro disso, realizou-se um trabalho com crianças, alunas da terceira série do ensino fundamental, voltado à coletividade, no qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Para tanto, fundamentei-me no interacionismo piagetiano, tecendo também com as reflexões de Lévy sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Com esses pressupostos, constituiu-se um olhar que possibilitou realizar a implementação da plataforma usada e as análises apresentadas. Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes, ultrapassando a visão da criança como um mini-adulto. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.Downloads
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Publicado
2003-02-28
Como Citar
LEITA, S. M.; BEHAR, P. Criança na Internet: as interações interindividuais em ambiente virtual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.13631. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13631. Acesso em: 28 mar. 2024.
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Artigos
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