Gamificação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: relatos da aplicação de uma sequência didática gamificada sobre o conteúdo de Funções em um curso superior
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126631Palavras-chave:
Gamificação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Funções, Ensino SuperiorResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do uso da Gamificação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o processo de ensino e
aprendizagem do conteúdo de Funções na disciplina de Matemática Básica do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFluminense. Realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Aliou-se o uso das tecnologias digitais a práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas Gamificação e Sala de Aula Invertida (SAI) por meio do AVA Google Sala de Aula. A análise dos dados coletados foi feita a partir do aporte teórico adotado e da Análise de Conteúdo. Dentre as contribuições da Gamificação para a pesquisa, destaca-se a importância do trabalho colaborativo na realização das atividades em equipe.
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