Metodologias de Ensino de Matemática na Robótica Educacional: um mapeamento sistemático

Autores

  • Neumar Regiane Machado Albertoni UTFPR/Curitiba
  • Giane Fernanda Schneider Gross UTFPR/Curitiba
  • Érica Oliveira dos Santos UTFPR/Curitiba
  • Marco Aurélio Kalinke UTFPR/Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110286

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Robótica Educacional. Mapeamento Sistemático. Tecnologias Digitais. Metodologia de Ensino de Matemática.

Resumo

O presente artigo apresenta um mapeamento sistemático (MS) realizado a partir de teses e dissertações que contemplam a Robótica Educacional como um recurso tecnológico para a ensino de conteúdos matemáticos, evidenciando uma descrição dos trabalhos associados às metodologias de ensino e teorias nelas utilizadas. O mapeamento foi realizado pelos trabalhos disponibilizados nos periódicos da Capes, no catálogo de teses e dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no recorte temporal de 1996 a 2020 e apresentou como resultado inicial 249 trabalhos. Após o processo de parametrização, com o estabelecimento de 7 descritores, sobraram 23 trabalhos que atendiam a temática proposta. Como resultado, constatou-se que os conceitos matemáticos se fazem presentes em atividades com uso da Robótica Educacional como um recurso tecnológico e observa-se diferentes teorias que alicerçam as pesquisas apresentadas. A Robótica Educacional é abordada junto a resolução de problemas, investigação matemática, jogos e modelagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

REGIANE MACHADO ALBERTONI, N.; FERNANDA SCHNEIDER GROSS, G.; OLIVEIRA DOS SANTOS, Érica; AURÉLIO KALINKE, M. Metodologias de Ensino de Matemática na Robótica Educacional: um mapeamento sistemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 460–469, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110286. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110286. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Robótica Educacional