Análise de Perfis de Engajamento de Estudantes de Ensino a Distância

Authors

  • Pedro H. R. Macêdo Escola Politécnica – Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Wylliams B. Santos Escola Politécnica – Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Alexandre M. A. Maciel Escola Politécnica – Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110248

Keywords:

Ambiente virtual de aprendizagem, mineração de dados educacionais, engajamento, agrupamento.

Abstract

uso de ambientes virtuais de aprendizagem permite mais interação no ensino a distância, mas ao mesmo tempo faz com que os professores tenham dificuldade em identificar seu aluno. Esse trabalho tem como objetivo detectar os perfis de engajamento dos estudantes de ensino a distância a partir de técnicas de agrupamento através dos bancos de dados de um ambiente virtual de aprendizagem. O estudo utilizou 2 algoritmos de agrupamento. Os perfis encontrados na base utilizada possuem uma fraca relação entre eles, porem, é possível detectar os traços comportamentais dos estudantes nas plataformas de ensino a distância.

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Published

2021-01-04

How to Cite

H. R. MACÊDO, Pedro; B. SANTOS, Wylliams; M. A. MACIEL, Alexandre. Análise de Perfis de Engajamento de Estudantes de Ensino a Distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 326–335, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110248. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110248. Acesso em: 28 aug. 2025.

Issue

Section

Mineração de dados educacionais