Raciocínio clínico do estudante de Enfermagem: análise a partir de um simulador virtual

Autores

  • Michele Antunes FEEVALE
  • Marta Bez FEEVALE
  • Gabriela Perry UFRGS
  • Marie Jane Soares Carvalho UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110243

Palavras-chave:

Educação em enfermagem. Simulação por computador. Pensamento crítico.

Resumo

O raciocínio clínico caracteriza-se por ser composto por um conjunto de atitudes ou hábitos, sendo classificado como habilidades e disposições cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem a partir da aplicação de um simulador virtual, assim como identificar a perspectiva dos estudantes quanto ao seu percurso cognitivo. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, com abordagem quantitativa , realizado com 40 estudantes em uma universidade do Sul do Brasil. A análise permitiu identificar que eles acreditam possuírem maiores conhecimentos do que foram verificados pelo simulador, no que se refere aos elementos: Capacidade de análise (p=0,039), Discernimento (p=0,004) e Conhecimento sobre o paciente (p=0,041). O ensino e a aprendizagem destas habilidades favorecem a construção da competência do estudante.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

ANTUNES, M.; BEZ, M.; PERRY, G.; JANE SOARES CARVALHO, M. Raciocínio clínico do estudante de Enfermagem: análise a partir de um simulador virtual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 306–315, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110243. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110243. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem