ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM EM REDE NO CONTEXTO DO SEMINÁRIO INTEGRADOR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.43645Palavras-chave:
Inovação Pedagógica, TDIC aplicada à Educação, Arquitetura Pedagógica, Educação a Distância, Aprendizagem em Rede.Resumo
Aprender em rede requer, além da disponibilidade dos recursos, um interesse dos participantes na realização de diálogos descentrados, buscando a coordenação dos diversos pontos de vista com o objetivo de fazer emergir um nível mais qualificado de compreensão da temática em debate. A mera disponibilidade da tecnologia, por mais sofisticada que seja não basta. É fundamental que se estabeleça uma política de participação e que o grupo tenha interesse na avaliação cooperativa. Neste sentido, no desenvolvimento do Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância e, mais especificamente, na interdisciplina Seminário Integrador, voltada para a formação do professor-pesquisador, usamos o conceito de arquiteturas pedagógicas para o desenvolvimento de propostas inovadoras com ênfase na aprendizagem em rede. Três destas propostas são apresentadas em conjuntos com as discussões sobre seus usos.Downloads
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Publicado
2013-11-14
Como Citar
MENEZES, C. S. de; ARAGÓN, R.; ZIEDE, M. L.; CHARCZUK, S. B. ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM EM REDE NO CONTEXTO DO SEMINÁRIO INTEGRADOR. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43645. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43645. Acesso em: 4 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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