Avaliando a adequação de gestos para a interação com sistemas de realidade aumentada no ensino de medicina aplicando visualizações de dados médicos

Autores

  • Vitor Gabriel Rodrigues Sousa UFMA
  • Sabryna Araujo UFMA
  • Victor Lemos UFMA
  • Héber Sousa UFMA
  • Lisle de Paiva UFMA
  • Anselmo Cardoso de Paiva PPGCC, UFMA
  • Davi Viana PPGCC, UFMA
  • Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos PPGCC, UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149308

Palavras-chave:

Interação Humano-Computador, Realidade Aumentada, Ensino Medico, Gestos, Usabilidade, Design Participativo

Resumo

A visualização de dados médicos por meio de simulações em Realidade Aumentada (RA) surge como uma solução eficaz para o ensino de conteúdos complexos ou de alto risco. Este artigo apresenta um estudo que avalia gestos para interação em RA, com 62 voluntários avaliando 20 gestos em sete tarefas: translação, rotação, escala, play, pause, avançar e voltar. Os gestos mais bem avaliados foram: para translação, o gesto 2, que envolve mover o objeto com o dedo indicador; para escala, o gesto 3, com duas mãos em movimento discordante; e para rotação, o gesto 4, com as mãos em movimento concordante. Para as tarefas de play, pause, avançar e voltar, o gesto 1 foi o mais bem pontuado, envolvendo movimentos circulares, verticais e horizontais dos braços. Esses gestos simples e intuitivos, com baixo esforço motor, favorecem uma interação fluida, reduzindo a carga cognitiva e otimizando o foco no conteúdo, o que impacta positivamente na experiência de aprendizagem em RA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

SOUSA, Vitor Gabriel Rodrigues; ARAUJO, Sabryna; LEMOS, Victor; SOUSA, Héber; PAIVA, Lisle de; PAIVA, Anselmo Cardoso de; VIANA, Davi; CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero. Avaliando a adequação de gestos para a interação com sistemas de realidade aumentada no ensino de medicina aplicando visualizações de dados médicos. RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 619–631, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149308. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149308. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação