Avaliando a adequação de gestos para a interação com sistemas de realidade aumentada no ensino de medicina aplicando visualizações de dados médicos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149308Keywords:
Interação Humano-Computador, Realidade Aumentada, Ensino Medico, Gestos, Usabilidade, Design ParticipativoAbstract
A visualização de dados médicos por meio de simulações em Realidade Aumentada (RA) surge como uma solução eficaz para o ensino de conteúdos complexos ou de alto risco. Este artigo apresenta um estudo que avalia gestos para interação em RA, com 62 voluntários avaliando 20 gestos em sete tarefas: translação, rotação, escala, play, pause, avançar e voltar. Os gestos mais bem avaliados foram: para translação, o gesto 2, que envolve mover o objeto com o dedo indicador; para escala, o gesto 3, com duas mãos em movimento discordante; e para rotação, o gesto 4, com as mãos em movimento concordante. Para as tarefas de play, pause, avançar e voltar, o gesto 1 foi o mais bem pontuado, envolvendo movimentos circulares, verticais e horizontais dos braços. Esses gestos simples e intuitivos, com baixo esforço motor, favorecem uma interação fluida, reduzindo a carga cognitiva e otimizando o foco no conteúdo, o que impacta positivamente na experiência de aprendizagem em RA.
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