Torneio de robótica da EJA: despertando interesses e oportunizando a aprendizagem prática

Autores

  • Fernanda Costa Arusievicz UFRGS
  • André Raabe UNIVALI
  • Cassiano Miglia Vacca UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.141589

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos (EJA)), robótica educacional, aprendizagem

Resumo

Relato de experiência sobre a utilização da robótica educativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de fomentar o envolvimento dos alunos e cultivar habilidades práticas e socioemocionais por meio de um torneio de robótica. Este artigo adotou uma abordagem qualitativa, analisando relatos dos estudantes e conduzindo entrevistas não estruturadas para avaliar o impacto da iniciativa no processo de aprendizagem. Os resultados ressaltam a importância de alinhar o ensino às exigências do mercado de trabalho e proporcionar experiências educacionais significativas para os alunos da EJA, o que contribui para sua integração social e progresso profissional, tão importantes para os estudantes desta modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

ARUSIEVICZ, F. C.; RAABE, A.; VACCA, C. M. Torneio de robótica da EJA: despertando interesses e oportunizando a aprendizagem prática. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 476–486, 2024. DOI: 10.22456/1679-1916.141589. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/141589. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Robótica Educacional